O Sagrado Coração de Jesus é a delícia de todos os santos, como cita a ladainha em honra a essa devoção. Realmente, quem se aproxima do Senhor descobre as riquezas inesgotáveis do seu Sacratíssimo Coração e é impossível não se apaixonar.

Aliás, quem de nós não recebe consolo quando escuta: “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei […] porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas” (Mt 11,28).

O Coração de Jesus é tudo! É o centro do amor e o lugar onde todos iremos descansar um dia! Mas desde já, vamos mergulhar na mansidão, humildade e misericórdia do Senhor e encher nossa vida com as riquezas do Céu.

Sagrado Coração de Jesus, mais que uma devoção…

A primeira imagem do Sagrado Coração de Jesus aparece no Evangelho de São João quando um soldado romano atravessou o lado de Jesus: “E de seu coração aberto jorrou sangue e água”; e através desses dois elementos vitais, jorrou a vida de Deus sobre nós.

Mas, segundo a história da Igreja, o primeiro devoto do Coração Divino foi São José de Anchieta, que escreveu versos ao Coração de Jesus ainda que não os tenha publicado. Depois, no século XVII, surgem as revelações à Santa Margarida sobre essa devoção.

O Senhor revelou a essa religiosa os segredos do Coração Dele através de várias aparições. Os diálogos de Cristo com Santa Margarida dizem o quanto o seu Coração é inflamado de amor e desejoso em nos enriquecer com os tesouros e promessas eternas.

Então, a Igreja reconheceu as revelações e instituiu a solenidade ao Sagrado Coração de Jesus junto com todas as devoções e promessas feitas pelo Senhor aos devotos, como a comunhão nas primeiras sextas-feiras e as 12 promessas do Coração de Jesus.

As riquezas do Sagrado Coração de Jesus

De acordo com os Papas dos últimos cem anos, não existe devoção mais importante para a vida da Igreja que a devoção ao Coração de Jesus. De fato, a mansidão, a humildade e a misericórdia, por exemplo, são graças que toda a humanidade precisa.

E quando falamos de coração logo pensamos nos sentimentos e afetos, sejam bons ou ruins. Mas, na bíblia, o coração é o lugar do conhecimento de Deus e envolve toda a pessoa: inteligência, consciência, vontade, liberdade etc., é o lugar das decisões.

Assim, esse significado bíblico nos ajuda a entender o Sagrado Coração de Jesus. Se o coração bíblico é o lugar do encontro com Deus, o Coração de Jesus reflete toda sua interioridade, ou seja, mansidão, humildade e, principalmente, misericórdia.

Logo, quando olhamos para o Senhor, é impossível não pararmos diante do seu Coração para admirarmos suas atitudes, gestos, palavras e até sua ira quando defende o Pai e a Igreja. O Coração de Jesus é a sede de toda Sua compaixão para conosco até hoje.

Qualidades do Coração de Jesus

São João Paulo II escreveu uma belíssima Carta Encíclica sobre o tema da misericórdia divina, chamada “Dives in Misericordia” (Rico em Misericórdia). Nela, ele diz:

“A Igreja vive uma vida autêntica quando professa e proclama a misericórdia, o mais admirável atributo do Criador e do Redentor, e quando aproxima os homens das fontes da misericórdia do Salvador, das quais ela é depositária e dispensadora” (DM 7).

Dessa forma, todos viveremos melhor não apenas se descansarmos no Sagrado Coração de Jesus, mas se imitarmos suas qualidades. E como viver a mansidão, a humildade e a misericórdia segundo o Coração de Jesus?

  • Coração manso

Manso é traduzido por firmeza, bondade e delicadeza ao tratar as pessoas. Alguém manso, sem violência e que, com o exemplo de vida, nos ensina o acolhimento, o perdão e a grande ternura, assim é o Sagrado Coração de Jesus.

Portanto, não é um coração agitado pelos problemas da vida, mas confiante no amor do Pai. “O pai me ama” (Jo 17,18), diz o Senhor. Essa confiança produz serenidade, firmeza e mansidão, e é o que Ele deseja para nós: confiança em seu amor infinito e salvador.

  • Coração humilde

O Sagrado Coração de Jesus revela-se humilde porque não se coloca acima de ninguém, não é orgulhoso, muito menos prepotente. Mas serve a todos e não hesita em dedicar sua vida e todo seu tempo a favor dos irmãos, principalmente os mais necessitados.

A humildade do Sagrado Coração de Jesus é a qualidade que permite nos aproximarmos sempre Dele, mesmo que o nosso pecado seja grave, porque o Senhor jamais nos julgará, não nos afastará de Si, porque Nele não há grandeza, nem superioridade, apenas ternura.

  • Coração misericordioso

A misericórdia não é o que Deus faz, mas quem Ele é. O Senhor não nos perdoa porque Ele é bonzinho, mas porque Ele é perdão. Se é assim, a misericórdia do Sagrado Coração de Jesus é o centro de tudo que Deus é!

Nessa qualidade não há pecado que não seja perdoado, nem pecador que não se converta quando o busca com sinceridade. Na Cruz, Cristo pede ao Pai que perdoe seus algozes porque eles não sabem o que fazem. Isso é uma das provas de sua misericórdia!

Ele vê a limitação, a miséria humana e antecipa o perdão. Esse é o Sagrado Coração do nosso Deus: um lugar maravilhoso, em que podemos recomeçar a qualquer hora e estação de nossa vida. E são essas qualidades que o mundo precisa ver nos cristãos.

Por fim…

Amar o Sagrado Coração de Jesus significa seguir seus ensinamentos e manifestar nosso amor a Deus e ao próximo. É a maneira também de aliviarmos nossas ansiedades, vencermos as contrariedades da vida e encontrarmos a cura para as feridas do coração.

Assim, como disse Santa Faustina: “Encerro-me no Vosso Coração compassivo, que é um mar de misericórdia insondável”.

Reze conosco toda sexta-feira, no canal do youtube, o terço ao Sagrado Coração: https://www.youtube.com/watch?v=rEd29_z2hY0

Compartilhe este texto!