Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo

“A vocação e a missão das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo é um dom de Deus para elas e para a Igreja, pois são convidadas pelo Senhor a viver a íntima e misteriosa união com Deus na oração e na imolação pela mesma Igreja”.

(Regra de Vida – 036)

Foi Deus quem nos chamou e nos separou para O seguirmos mais de perto, imitando a vida de Cristo através dos votos de castidade, pobreza e obediência, para assim buscarmos a perfeição da caridade, sentido de toda consagração e de toda vida humana.

  • Os votos religiosos

Através do voto de castidade, entregamos a Deus toda a nossa capacidade de amar, de ter filhos, de constituir uma família, para sermos esposas de Cristo, mãe das almas, amando a Deus sobre tudo e por amor a Ele, amarmos todas as criaturas.

Pelo voto de pobreza renunciamos aos bens deste mundo, almejando os bens eternos, a maior de todas as riquezas que é a presença de Deus por toda a eternidade. Como a parábola do homem que vendeu tudo o que tinha para comprar um terreno, pois havia encontrado um tesouro. Cristo é nosso tesouro, por Ele deixamos tudo, para ganhar um Tudo muito maior e eterno.

Pelo voto de obediência submetemos nossa vontade a vontade de Deus, através de nossos superiores, sendo dóceis às inspirações, deixando-nos conduzir, a partir de um ato de fé e confiança, acreditando que em tudo é o próprio Deus quem nos conduz para sua glória e a salvação das almas. Este voto é verdadeiramente morrer para si e viver unicamente para Deus, que é o dono de nossas vidas.

  • O Governo

Todo Instituto religioso tem um governo que o conduz, formado pela superiora geral, a quem chamamos Madre geral e por mais quatro irmãs que formam o conselho, ajudando a superiora nas tomadas de decisões. Além disso, cada casa, que chamamos comunidades, tem uma superiora local, para organizar a vida das irmãs no dia a dia.

Superiora Geral: Me. Raquel Cristina Santana Canoas
1ª Conselheira e Vigária Geral: Ir. Lucimeire dos Santos Melo
Conselheiras: Ir. Fé Esperança Caridade Covre
Ir. Maria José César Claro
Ir. Alexandra Maria Franco

  • As fases da formação
  • Um carisma (oração e evangelização)

Toda Carmelita Mensageira é chamada por Deus a contemplar para evangelizar, portanto todas rezam e contemplam, bem como todas evangelizam, porém temos dentro de nosso Instituto duas formas diferentes de vivenciar esses dois pontos:

  • Casas de missão:

Comunidades voltadas à contemplação e ação apostólica através do apostolado externo, com um estilo de vida profundamente apostólico e um forte traço contemplativo, as casas de missão deverão ter uma organização de vida que manifeste a vida de oração, a fraternidade e a ação apostólica, com a finalidade de melhor responder ao lema: “Contemplar para Evangelizar”.

  • Casas de contemplação:

Comunidades voltadas à contemplação e ação apostólica através de atividades internas e o apostolado da oração. Estas casas serão compostas por irmãs que sentem o chamado para viver a dimensão contemplativa do carisma, observando o regime de clausura constitucional de forma integra, ou seja, poderão sair para todas as necessidades cotidianas com compras, médicos, documentações, banco e outras saídas que se fizerem necessárias, visitas esporádicas a comunidades do Instituto; encontros institucionais, retiros pessoais anuais e tempo de estadia em família. As irmãs dessas casas vivem do mesmo carisma tendo a missão de “viver a contemplação num vasto horizonte missionário”, rezando e imolando-se por aqueles que a Boa Nova aponta como os mais necessitados.

“A alegria, essa festa do coração possuído por Deus Amor deve caracterizar a vida de uma Carmelita Mensageira do Espírito Santo”.

(Regra de vida)