“A vocação e a missão das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo é um dom de Deus para elas e para a Igreja, pois são convidadas pelo Senhor a viver a íntima e misteriosa união com Deus na oração e na imolação pela mesma Igreja”.
(Regra de Vida – 036)
A família religiosa das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo constitui-se num Instituto Religioso de Direito Diocesano, agregado à Ordem Carmelita Descalça. Os membros professam os Votos Públicos de Castidade, Pobreza e Obediência e se dedicam às obras de apostolado. Nosso lema é “contemplar para evangelizar”.
Temos a Virgem Maria do Monte Carmelo como mãe e padroeira, modelo ideal de Vida Consagrada, de fidelidade absoluta e entrega total a Deus. Nela encontramos estímulo para viver o mistério de comunhão com Cristo e sua Igreja. A ideia nasceu da urgência e necessidade de evangelizar as pessoas que vivem longe de Deus e do exercício da sua fé batismal, imersas nos seus problemas, sofrimentos, angústias e depressão, buscando fora d’Ele formas espiritualistas como respostas aos seus justos anseios e clamores.
As Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo optaram por seguir a norma suprema de vida que é Jesus Cristo sob a ação e a unção do Espírito Santo aliados à espiritualidade Carmelitana da Ordem da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo-OCD; em suma, o Espírito Mariano, Bíblico, Profético, Teresiano, São Joanino, missionário e orante, em contemplação e ação apostólica.