São José foi na Terra o Pai adotivo de Jesus e nunca lhe negou nada, da mesma forma Jesus não nega nada a seu Pai. Por isso, o glorioso São José é um santo tão importante para toda a Igreja, depois da Santíssima Virgem Maria não há santo que se compare a ele.

Santa Teresa de Jesus afirma sobre ele: “Não conheço nenhuma pessoa que realmente lhe seja devota e a ele se dedique particularmente, que não progrida na virtude; porque ele ajuda muito as almas que a ele se encomendam”.

Como Carmelitas, temos grande amor pelo glorioso São José e queremos que o mundo inteiro o conheça e o ame, por isso preparamos todo o caminho de consagração a ele e oferecemos aos nossos irmãos e irmãs. Veja como participar dessa graça aqui!

Quando nasce a Consagração a São José

Depois de Jesus, a Igreja sempre ensinou seus filhos(as) a amar e venerar a sempre Virgem Maria, através de orações, procissões, celebrações e também por meio da consagração a Nossa Senhora, ensinada especialmente por São Luís de Montfort.

Mas a Igreja nunca deixou de reconhecer a presença de São José e seu papel fundamental na história da salvação. Tanto que o pai adotivo de Jesus recebeu muitos títulos, entre eles:

  • Patriarca da família – concedido pelo Papa Leão XIII, em 1872, no primeiro domingo após o Natal do Senhor;
  • Patrono da Igreja – declarado por Pio IX em 08 de dezembro de 1870.

Na verdade, os títulos são apenas um pequeno reflexo de quem foi São José, porque sua verdadeira grandeza vem do seu relacionamento com Maria, Jesus e com a Igreja, que ele ajudou a erguer enquanto protegia a Sagrada Família.

Realmente, a vida do Patrono da Igreja nos fala de Deus através da simplicidade, fidelidade e de sua obediência. E todos esses motivos nos levam a confiar plenamente na proteção e intercessão de São José em favor da Igreja de todo povo de Deus.

Logo, a consagração a São José nasce em resposta ao reconhecimento que a Igreja atribui a ele, ao mesmo tempo em que, quem se aproxima dele, respira suas virtudes, fidelidade e amor, e o resultado dessa amizade é a santidade.

Por que se consagrar a São José

Em 2020, o Papa Francisco comemorou 150 anos do reconhecimento de São José como patrono da Igreja com uma carta apostólica chamada Patris Cordis ou seja Coração de Pai. E a primeira frase do pontífice nesta carta diz: “Com coração de pai: assim José amou a Jesus…”

Assim, esse é o documento pontifício mais recente que temos sobre o esposo de Maria e é nele que encontramos motivos suficientes para nos consagrarmos a ele! Observe o que diz o Papa sobre são José:

  • Pai amado, porque assumiu a paternidade do Filho de Deus.
  • Pai na ternura, porque cuidou de Jesus e o ensinou a dar os primeiros passos.
  • Pai na obediência, porque aceitou os desígnios de Deus a seu respeito.
  • Pai no acolhimento, porque acolheu a maternidade de Maria sem questioná-la.
  • Pai com coragem criativa, porque enfrentou os desafios com a criatividade do Espírito Santo.
  • Pai trabalhador, porque São José era um carpinteiro que trabalhou honestamente para garantir o sustento da sua família.
  • Pai na sombra, porque São José foi para Jesus a imagem da sombra do Pai celeste na Terra.

Portanto, com todos esses motivos, a consagração a São José nos coloca sob a proteção de quem, depois da Santíssima Virgem Maria, é maior que todos os santos; escolhido pelo Pai do Céu; amado por Jesus e o terror dos demônios, como rezamos em sua ladainha.

A São José, Deus não nega nada! E essa verdade é comprovada pelos fiéis e experimentada por quem se consagrou a ele. A vida de quem se consagra a São José é rica em espiritualidade e abençoada com a providência em todos os sentidos.

Caminho de consagração a São José

Finalmente, vamos nos consagrar a São José através de um caminho de preparação composto por oração, palestras, exercícios espirituais, sacramento e a oração de consagração propriamente dita.

Antes de tudo: todos podemos e devemos nos consagrar a São José! Essa consagração não é um privilégio para sacerdotes ou religiosas, mas uma graça para todo cristão(ã). E nós, Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo, preparamos e disponibilizamos todo o material.

A preparação compreende três fases, que estão em nosso canal do youtube:

1ª fase: Estudo sobre o que é a consagração e como vivê-la;

2ª fase: Conhecimento de São José, sua vida e virtudes;

3ª fase: Preparação para a consagração a partir do estudo de temas do Catecismo da Igreja.

Também faz parte do material o nosso livro “São José, nosso Pai, um caminho de consagração”, que foi totalmente reformulado para favorecer um bom acompanhamento do caminho e das formações.

Após o caminho, a pessoa faz sua consagração proclamando a oração presente no pergaminho e se compromete em honrar São José e viver em santidade diante de Deus. Mas não se preocupe, porque tudo é bem explicado durante todo o processo preparatório.

E nós somos testemunhas do quanto esse caminho tem transformado a vida de muitas pessoas, favorecido a conversão, além de meditar a vida de São José e procurar imitá-lo. Tudo isso nos leva a conhecer mais a Igreja e nos aproxima dos mistérios da nossa fé.

O que eu preciso fazer agora?

O próximo passo é realizar sua inscrição para a próxima turma que acontece de 05 de outubro a 19 de novembro.

Depois, adquira seu livro em nossa loja virtual e inicie conosco esse caminho de amor e amizade com São José, cujos frutos são muitos!

Desde já, rezemos como o Papa Francisco nos sugeriu em honra ao glorioso São José:

Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós
e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Amém.

Que tal fazer agora sua inscrição para a próxima turma: https://conteudo.carmelitasmensageiras.org.br/consagracao-sao-jose#rd-form-joq3m2vy

Compartilhe este texto!