Em uma geração como a nossa, onde se padece de referências de pai, São José é modelo perfeito para todo aquele que deseja exercer bem a sua paternidade.

Como homem firme, contemplativo na ação e que em tudo ouvia e obedecia à Vontade de Deus, São José aponta um caminho que pode ser de cura para as famílias, fragilizadas tantas vezes pela ausência da figura paterna.

Que grande graça seria se todos os homens conhecessem a São José e suas virtudes! Certamente as famílias seriam diferentes e consequentemente também os filhos.
Esse é o grande objetivo desse texto, auxiliar principalmente aqueles que já receberam a missão da paternidade a aprender de São José, como bem viver essa vocação e contar com a sua colaboração.

Acompanhe esse texto e conheça os benefícios de ser amigo de São José e um fiel devoto. Ah! Se você ainda não é consagrado a São José, fique atento. Ao final da leitura tem uma surpresa preparada para você.

São José, modelo de paternidade

Com coração de pai: assim José amou a Jesus. Em São José, os homens encontram o mais belo exemplo e modelo de paternidade, ao qual podem se espelhar.

O exemplo deixado por São José é de um homem obediente, justo, que em tudo buscou realizar a Vontade de Deus.

Um homem comum que mesmo em meio às adversidades, se mostrou aberto e confiante à condução do Pai para a vida de sua família.

Dessa forma, seu exemplo reflete a essência da identidade masculina, sendo defensor, provedor e acolhedor.

Coração ancorado na sua vocação

A paternidade de São José não foi algo que aconteceu ao acaso, desde sempre Deus sonhou com isso. Contudo, foi a partir de sua experiência e relação de intimidade com Deus Pai que ele pôde dizer sim e responder ao chamado de sua missão.

Como resposta para um mundo marcado pela fragilidade da figura paterna, que tantas vezes é ausente nos lares e vidas de seus filhos, encontramos em São José uma via segura para o exercício dessa vocação.

O coração de pai de São José está ancorado em Deus, e mesmo em seu silêncio observamos em sua vida as ações concretas de um homem que está sempre pronto para servir.

Pai presente

Como pai adotivo de Jesus, São José foi o responsável por acompanhar e conduzir seu filho na fé. Ensinando-o principalmente por meio de sua presença que refletia a ternura de Deus.

Enfrentou todos os desafios com coragem e amor. Deu tudo de si em vista do bem comum daqueles que lhes foram confiados, não abandonando-os, mas sim permanecendo fiel ao lado de Jesus e Maria em cada provação.

LEIA TAMBÉM: São José, um homem escondido

Conheça 3 santos amigos de São José

Porto seguro para os filhos

A figura do pai inspira confiança e sua presença encoraja os filhos a serem o que eles precisam.

Mesmo aqueles que vivem as dores da ausência paterna ou da dificuldade de relacionamento com seus pais, encontram em São José um modelo de porto seguro para os seus filhos.

Conhecido também como o pai da Providência Divina, São José sempre se dedicou com muito zelo e amor ao seu ofício de carpinteiro. Estando principalmente abandonado nas mãos de Deus.

Dessa forma, os homens que se encontram aflitos diante da vivência de sua paternidade, podem sempre contar com o auxílio e intercessão de São José, para firmes em Deus serem sinais de fortaleza para os seus filhos.

Consagração a São José

São José é uma figura muito presente e que continua a atuar nos dias de hoje. Auxiliando diversas famílias a como viver em harmonia, a restaurar a relação entre pais e filhos.

Se você deseja se aprofundar mais no conhecimento das virtudes de São José, o que os Papas e a Igreja já disseram sobre ele e como ele poderá te auxiliar em suas necessidades, você precisa viver a Consagração a São José.

Descubra este caminho e conte com o auxílio deste pai que está pronto para te acolher, assim como acolheu o Filho de Deus.

Compartilhe este texto!