São José participou atenciosamente de toda a gestação de Jesus! Alguns casais dizem, com alegria, quando descobrem que serão pais: “estamos grávidos”, e isso aconteceu também com Maria e José, porque os dois cuidaram de Jesus, mas com a graça divina sobre eles!

E São José esteve junto à Virgem Maria não como uma figura decorativa, mas como o homem escolhido por Deus, para contribuir com a salvação que recebemos por meio de Jesus. Logo, este santo é especial e Jesus o amou com ternura, obediência e respeito.

Assim, temos muitos motivos para, primeiramente, amar São José, olhar para ele como Jesus o olhou e então confiar nossa vida aos seus cuidados. E para selar esse cuidado, nos consagramos ao glorioso São José com todas as honras que a Igreja lhe dedica.

Por isso e por tantos motivos que nossa vida, enquanto Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo, testemunha, apresentamos 5 motivos para você consagrar sua vida inteiramente ao nosso amoroso São José!

Antes de tudo, quem é São José?

Para nós, que amamos São José, é difícil resumir em poucas palavras quem ele é! E aqui é importante dizer que esse santo ocupa um lugar especial na história da nossa salvação e da Igreja pelo que ele realizou, no silêncio de sua vida, em benefício do povo de Deus.

O ponto de partida é o Filho de Deus, que se encarnou e jamais seria confiado a qualquer pessoa, mas duas foram escolhidas a dedo, ou melhor, pelo Dedo de Deus – o Espírito Santo – que são Nossa Senhora e São José. Deus os viu e escolheu para cuidar de Jesus.

Por causa de Cristo, José não seria qualquer pessoa! E ele provou isso quando acolheu o mistério da encarnação em Maria; quando em sonho ouviu a voz de Deus e fugiu para o deserto deixando tudo para trás; quando cuidou do Messias e lhe deu o nome de Jesus.

Há ainda tantas coisas que São José realizou e que não estão escritas na Bíblia, porque não caberiam tantas palavras, mas é possível imaginar, como ele: trabalhou, sustentou a família, catequizou Jesus e o ensinou uma profissão, e cuidou de Nossa Senhora com amor.

Porque nos consagramos a São José!

Além do amor que trazemos por São José, nós o honramos como a Santa Mãe Igreja nos ensina. Ela concede a ele vários títulos, muitos estão presentes na ladainha que rezamos e um bem forte é “Patrono da Igreja Universal”, ou seja, ele protege a Igreja e nós, seus filhos, das ciladas do mal.

Agora, apresentamos mais 5 motivos para você se consagrar a São José:

#1 Ele foi na Terra o Pai adotivo de Jesus

É importante bater nessa tecla: São José não foi qualquer pessoa! Ele foi escolhido para uma missão enorme: ser pai adotivo do Filho de Deus! Imagine que cuidar de um filho não é fácil, e quando se trata de Alguém como Jesus?! Só José foi capaz dessa missão.

Isso mostra a fidelidade desse santo aos planos de Deus! Você quer ser fiel a Deus? Consagra-se a São José, porque ele tanto protege como mostra o caminho e alimenta a sua decisão de permanecer em Deus, porque ele conseguiu viver com fidelidade sua missão.

#2 O santo patriarca é um instrumento eficaz da graça de Deus para nós

São José era dócil à voz de Deus. A prova disso é a forma como ele ouviu a voz do Senhor e logo colocava em prática, e isso acontecia por meio dos sonhos! Deus falava com José através dos sonhos! Essa graça foi concedida apenas aos profetas, confira na Palavra de Deus: Gênesis 37 e o livro de Daniel.

Então, o glorioso patriarca é um instrumento de graça para nossa vida. Assim como ele não negou nada a Deus, da mesma forma, Deus nunca o negará qualquer pedido! Quer experimentar milagres em sua vida? Consagre-se a São José!

#3 José é o maior de todos os santos

Depois da Santíssima Virgem Maria, São José é o maior de todos os santos! Sua vida foi totalmente dedicada à sua missão; ele cuidou de Jesus e de Maria com zelo divino. O Santo Padre fala inclusive, em sua carta sobre São José, sobre o coração de pai desse santo.

E na ladainha, nós dizemos termos, como: ilustre, sustentador, patrono, zeloso defensor, chefe da Sagrada Família, castíssimo, fortíssimo, justíssimo etc., ou seja, ele coleciona virtudes! Você deseja agradar a Deus em uma vida simples e santa? Consagre-se a São José!

#4 São José foi auxílio para muitos santos

A vida de santidade é a maior de todas as aventuras porque ela vai na contra-mão de muitos pensamentos e atitudes de uma época! E São José sabe bem sobre a vida santa, já que viveu ao lado de Jesus e Nossa Mãe Santíssima. Ele tem a cartilha da santidade na vida pessoal.

E os santos entenderam a importância dos ensinamentos de São José sobre a santidade. Muitos falaram sobre ele, principalmente os santos carmelitas. Por isso, não seria diferente para nós, Mensageiras do Espírito Santo, nosso amor a São José imita nossos santos intercessores! Experimente também essa amizade com São José através da consagração.

#5 Ele cuida das nossas aflições e necessidades

Uma mãe testemunhou, certa vez, que colocava todas as contas que chegavam embaixo da imagem de São José. E o esposo, apesar de devoto, achava aquilo um ato infantil. No entanto, ela sempre conseguia pagar todas no dia certo, graças a São José.

Algumas atitudes parecem infantis aos olhos de quem não tem fé, mas quem se confia ao Patrono dos Trabalhadores, ao Carpinteiro, ao Patrono da Boa Morte, não fica sem resposta. Tem socorro nas grandes e pequenas coisas, principalmente para a família.

Sustentáculo das famílias, rogai por nós!

A nossa vida depende da bênção de Deus o tempo inteiro. Como vida consagrada, temos a alegria de ter São José bem perto de nós! Ele cuida de tudo e todas, de forma comunitária e pessoal, e temos muitos testemunhos de graças alcançadas através do glorioso São José.

E queremos essa alegria para todos! Por isso, dia 05 de outubro, começa mais uma turma para a consagração a São José! Será um momento de graça, de formação e oração. As aulas acontecerão através do nosso canal e são gratuitas! Venha participar!

Além das bênçãos de Deus, nascerá uma nova amizade em sua vida que o/a conduzirá para o céu!

Que tal aprofundar os motivos com este vídeo:

Compartilhe este texto!