Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é o centro da vida consagrada e o motivo de sermos Missionárias Carmelitas do Espírito Santo. Ele também nos inspirou um profundo amor à Sagrada Família porque nela encontramos a união indissolúvel de Três Corações.

Isso mesmo: o Sagrado Coração de Jesus, o Imaculado Coração de Maria e o Castíssimo Coração de São José estão unidos na bela imagem da Sagrada Família e buscam sempre um lugar para morar como aconteceu em Nazaré no início do Cristianismo.

Nós, Missionárias Carmelitas, oferecemos constantemente nosso Instituto e nosso coração para que a Sagrada Família habite, mas também procuramos os filhos e filhas de Deus que desejam o mesmo! E o período do Natal é o momento favorável para isso.

Logo, preparamos este post para levar o amor dos Três Corações até sua vida e, quem sabe, até sua casa através do rito de entronização. Quer amor transbordando em sua família? Então, vem com a gente rumo ao Céu!

A grandeza da Sagrada Família

As Escrituras são a primeira fonte que nos fala sobre a Sagrada Família. E especialmente o Evangelho de São Lucas relata vários momentos da convivência de Jesus, Maria e José, desde o nascimento de Jesus (Lc 1,26) até os seus 12 anos (Lc 2,41), para afirmar a importância da infância do Senhor e sua união aos seus pais terrenos.

O Papa São Paulo VI também pronunciou umas das mais belas reflexões sobre a realidade de Nazaré quando disse: “Nazaré é a escola onde se começa a compreender a vida de Jesus: a escola do Evangelho…Uma lição de vida familiar!”

Que nos ensina que o amor, a beleza simples e austera, e o sagrado podem caminhar juntos, diz o Papa, e o lugar onde aprendemos o quanto a formação que recebemos é doce e insubstituível! Ou seja, aprendemos a ser família com exemplo da Família de Jesus.

Já o Papa Francisco disse que a Sagrada Família é “a família modelo, em que todas as famílias do mundo podem encontrar o seu ponto de referência seguro e uma inspiração segura”. Assim, com eles, podemos viver e enfrentar os desafios diários com confiança.

A celebração da Sagrada Família

Diante da grandeza da Sagrada Família, só podemos celebrar! Por isso, a liturgia propõe sempre no Domingo após o Natal, a festa da Sagrada Família, reafirmando que Deus quis manifestar-se aos homens integrado a uma família humana.

Ele quis nascer numa família, quis uma família e, dessa forma, Ele demonstra o valor que cada família humana possui na pessoa do pai, da mãe e dos filhos. Logo, a família é o lugar em que Deus quer nascer e permanecer, porque Ele sabe da importância do afeto familiar.

Se é assim, a Sagrada Família é a melhor convidada para estar em nossa casa, no centro da nossa família, porque eles sabem como cuidar dos nossos pais e dos filhos, eles entendem a importância do trabalho e da educação moral e cristã da família.

Além de compreender as dores, os sofrimentos e as perdas que as famílias enfrentam injustamente, porque Maria e José enfrentaram o deserto, a perseguição e a morte sem perder o amor a Deus e ao outro. Eles são os intercessores que a nossa família precisa.

Os Três Corações da Família de Nazaré

Você com certeza já contemplou Cristo crucificado e seu coração aberto para toda a Igreja, mas já percebeu os Três Corações na imagem da Sagrada Família? Basta um minuto de silêncio diante da imagem para perceber o rio de amor que jorra para toda a humanidade.

Foi nesta contemplação que nossa Congregação encontrou a inspiração da devoção aos Três Corações: O Sagrado Coração de Jesus, o Imaculado Coração de Maria e o Castíssimo Coração de São José. Uma devoção do Espírito Santo para toda a Igreja.

E nosso Instituto acredita nas riquezas desta devoção, porque as promessas são inúmeras, as graças são constantes e a fidelidade dos Três Corações, unidos na Sagrada Família, não falha, é impossível não se sentir amado quando nos aproximamos deles.

Logo, não apenas no Natal, mas durante todo o ano, se damos abrigo à Sagrada Família em nossos lares, teremos a força, a bênção, a sabedoria, ou melhor, a presença do Espírito Santo a nos guiar, socorrer e trabalhar na salvação de toda nossa casa.

Abra as portas da sua casa para o amor!

Que tal abrir a porta da sua casa para abrigar a Sagrada Família e a devoção aos Três Corações? Você já se imaginou sendo consolo para a Família de Nazaré que foi rejeitada por muitos quando Nossa Senhora estava prestes a dar a luz ao seu único Filho?

Pois é! Sua casa pode realizar a entronização da imagem dos Três Corações através do rito específico de entronização dos Três Corações, com orações próprias, quando o quadro é colocado em sua casa e todos são convidados a rezar aos três corações.

Esse gesto é uma declaração da família de que a Sagrada Família é bem-vinda, de que Jesus é o centro e de que a sua família pertence ao Coração de Jesus, Maria e José! Sem falar que as graças de perdão, conversão e salvação são abundantes.

Se a cada novo ano somos invadidos por incertezas, com a consagração de nossa família aos Três Corações, seremos inundados de fé, esperança e caridade. Então, vamos colocar nossa família aos cuidados e sob a poderosa proteção da Sagrada Família.

Desde já, reze conosco: Jesus, Maria e José, minha família vossa é!

Compartilhe este texto!