Loading...

A ideia de poder abrir “Casas de Contemplação” surgiu logo no início da fundação do Instituto1, justamente para poder alcançar a totalidade do Carisma de “Contemplar para Evangelizar melhor”, segundo a inspiração recebida pela Madre Fundadora.

As “Casas de Contemplação das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo para o exercício da Vida Puramente Contemplativa e para o Ano Sabático” surgem para dar maior força e sustento ao Instituto na sua ação apostólica e para fortalecer, através da oração e imolação, todas as obras de evangelização da Santa Igreja, realizadas por todos os seus membros: do Santo Padre, com todos os seus colaboradores, os Bispos, o Clero, Consagrados e todo o Povo santo de Deus.

Essas comunidades têm a missão de “viver a contemplação num vasto horizonte missionário” , rezando e imolando-se por aqueles que a Boa Nova aponta como os mais necessitados, ou seja, os pobres e os pequenos, vivendo assim o carisma à luz do Evangelho de Lucas: “O Espírito do Senhor está sobre mim; e por isso me consagrou com unção, e me enviou para anunciar aos pobres, para proclamar aos prisioneiros a libertação e aos cegos a vista; para colocar em liberdade os cativos…” (4,18ss). Tudo isso tende a mostrar que a missão das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo não é só a de ser agentes da evangelização, mas também de ser testemunhas com a própria vida. De fato, se é testemunho daquilo que se faz experiência quando se encarna na própria pessoa a mensagem que se quer anunciar: “o êxito desta missão apostólica exige de nós, santidade de vida”. Trata-se da unidade entre palavras, ações e vida. Não se trata só de anunciar a mensagem de Cristo e de realizar suas obras, mas de estar unidas a Ele, ao ponto de torná-lo visível em nós e de permitir-lhe de operar em nós.

Com a finalidade de viver e responder melhor ao lema “Contemplar para Evangelizar melhor”, as irmãs do Instituto das Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo que, por vocação e opção de vida, serão chamadas a formar estas comunidades, terão a vida comunitária organizada, de modo tal que favoreça a vida fraterna e a intensa vida de oração e contemplação.