Me. Maria José do Espírito Santo – No Carmelo

No dia 01 de maio de 1960, vestida de noiva (como era costume), atravessa a porta do Convento de Santa Teresa, no Rio de Janeiro.

Recebe o hábito carmelita em 02 de fevereiro de 1961, com o nome religioso de Ir. Maria José do Espírito Santo. Dia 20 de julho de 1962 fez a sua Profissão dos Votos Simples, e em 20 de julho de 1965 a Profissão Solene.

Foi nomeada Mestra de Noviças em 19 de Março de 1970, após licença especial, permaneceu ali por 21 anos.

Quando saíra de sua terra natal, D. João Batista da Motta e Albuquerque dera-lhe uma missão: a de levar um rebento do Carmelo para o Estado do Espírito Santo, missão que cumpriu com fidelidade no dia 01 de outubro de 1981, com a fundação do Carmelo de Nazaré em Vitória, no Espírito Santo.

Ainda no Convento de Santa Teresa, sentiu em seu coração este apelo de Deus – a fundação de uma nova família religiosa. Fez discernimento com seu diretor espiritual D. Luciano Mendes de Almeida e seu confessor conventual durante muito tempo.

Foi então que em 30 de julho de 1984, após muitos aconselhamentos e apoios de seus superiores, entre eles o geral da OCD, na época Frei Felipe Saens de Baranda, nossa Madre Fundadora recebeu a autorização para fazer a experiência de dar início à uma nova família religiosa para a Igreja. Aqui começa a história do nascimento de nosso Instituto.