Madre Maria José do Espírito Santo – Infância

EUDETTE RODRIGUES SANTANA nasceu no estado do Espírito Santo, na pequena cidade de São Domingos do Norte, no dia 11 de março de 1941. Filha de Henrique Rodrigues Santana e Adelina Radaeli Santana, caçula entre 3 irmãos e 2 irmãs. Recebeu em seu ambiente familiar uma sólida educação moral e religiosa.

Desde criança, na pequena capela de São Domingos construída por seu pai, Eudette conduzia momentos de oração com a comunidade, organizando procissões em dias de festa na Igreja, reza do terço e Coroação de Nossa Senhora.

A vida estudantil começou longe de seus pais como interna no Ginásio Divino Rei em Colatina, cursou Magistério no Colégio Sacre Coéur de Marie, como externa, em Vitória. Após o término dos estudos, lecionou por um ano.

Aos 11 anos já experimentava o desejo de entregar-se a Deus, rezava pedindo ao Senhor que lhe desse a vocação; experimentava, assim, os primeiros sinais do chamado. O discernimento vocacional foi realizado em meio a muitas orações, acompanhamento espiritual e correspondência com Me. Maria José de Jesus, então Priora do Carmelo de Santa Teresa no Rio de Janeiro.

No dia em que Eudette completou 18 anos, Me. Maria José de Jesus partia para a Pátria Eterna, e abria assim as portas para a jovem candidata ingressar no Carmelo de Santa Teresa. Assim, com o consentimento de seus pais, no dia 1º de maio de 1960, nossa madre ingressou no Carmelo de Santa Teresa no Rio de Janeiro.